Muito se fala em aquecimento solar como uma alternativa limpa de captação de energia. Porém, pouca gente sabe como acontece esse aquecimento solar. Vamos explicar, abaixo:
Todo sistema de aquecimento solar contém os coletores solares (conhecidos como placas de captação solar) e um reservatório térmico (também chamado de Boiler).
As placas precisam ser posicionadas em locais onde a incidência solar seja alta, como telhados de casas, empresas ou prédios. São elas que absorvem o calor do sol. Elas são ligadas a uma tubulação de cobre, que também é aquecida pelas placas. Então, o calor captado é transferido para as tubulações em que a água passa, aquecendo a água.
Já o Boiler, ou o reservatório, é um cilindro de cobre ou plástico, feito de material sustentável, que não agride a camada de ozônio. Toda a água aquecida nas tubulações de cobre vai para esse reservatório, que a mantém quente.
E é por isso que, mesmo em dias frios, quem tem captação de energia solar consegue tomar banho quente. O tanque está sempre cheio. A circulação da água para o tanque e nos canos de cobre é feita através de bombas.
Sistema auxiliar de aquecimento
Porém, diante de vários dias sem sol, quem só tem sistema de aquecimento solar em casa pode sofrer com a falta de água quente.
Por isso, é recomendado ter um sistema auxiliar de aquecimento, que pode ser elétrico ou a gás. Ele é ativado quando a água do Boiler esfria.
Dessa maneira, em todas as estações do ano, você tem água quente. Porém, no Brasil, é raro que o sistema auxiliar seja ligado, visto que é alto o nível de insolação.
Desentupidora Sampex: Fone (11) 5669-3000.