Garrafas PET, potes plásticos, embalagens de alimentos e de produtos variados… São diversos os tipos de plásticos que, comumente, já são encaminhados para a reciclagem. Porém, as sacolas plásticas, recebidas em supermercados, também já podem ser recicladas – e muita gente nem imagina isso!
Quando a sacola chega ao centro de reciclagem, ela é misturadas com outras sacolas em fardos. Então, os fardos vão para uma máquina aglutinadora, que os aquece e mistura em água. Da máquina saem grãos (aglutinados) que posteriormente são fundidos e transformados em tiras (semelhantes a um espaguete).
Essas tiras passam por outra máquina que os corta, resfria e os transforma novamente em grãos, agora mais consistentes. Pronto. Essa é a matéria-prima para a construção de novos plásticos.
A reciclagem de sacolas plásticas, apesar de parecer simples é complicada. Isso porque a sacola é um material extremamente leve. Para se formarem fardos, é necessária uma quantidade imensa de sacolas. Sem isso, o reaproveitamento do material não é economicamente viável.
Além disso, as sacolas plásticas que chegam aos centros de reciclagem, geralmente, estão sujas e contaminadas – e muitas vezes são inúteis para a reciclagem. Isso porque usamos as sacolas plásticas para embalar não apenas o lixo reciclável, mas o lixo orgânico, altamente poluente.
A importância da reciclagem de sacolas plásticas
Dados do Ministério do Meio Ambiente mostram que, anualmente, cerca de um milhão de animais marinhos, como tartarugas e peixes, e aves, morrem por causa de sacolas plásticas que são descartadas indevidamente no mar.
Todos os anos, cerca de 15 bilhões de sacolas plásticas são produzidas no Brasil – sem controle ou fiscalização sobre produção ou qualidade. O descarte incorreto das sacolas, além de matar animais, ainda entope bueiros e causa enchentes em diversas cidades.
Por causa desses motivos, é muito importante, além de diminuir a quantidade de sacolas utilizadas, aumentar a quantidade de sacolas recicladas. Como? Direcionando seu lixo – e as sacolas – para centros de tratamento de reciclagem.
Outra ideia interessante é fazer artesanato com as sacolas, afim de reaproveitar o material antes de descartá-lo. Diminuir o consumo do material, substituindo as sacolas plásticas pelas ecobags também é uma boa saída.
Sampex Desentupidora