Como as minhocas se alimentam?
As minhocas são aqueles pequenos animais, que frequentemente vemos, principalmente ao escavar a terra e até mesmo em pescarias, onde geralmente são utilizadas como iscas para atrair os peixes.
Estes animais são anelídeos, ou seja, seus corpos têm formato de pequenos anéis. Estão classificadas também na classe Oligoqueta (que possuem poucas cerdas) para que consigam se movimentar com maior facilidade nos solos úmidos que habitam.
O que as minhocas comem?
Para quem não sabe, minhocas são subterrâneas, que estão sempre enterradas cavando canais ou túneis, criando seus abrigos sob a terra e buscando restos vegetais em decomposição, que usam como principal fonte de energia para sobreviverem.
As minhocas comem este “alimento” junto com enormes porções de terra, o que as classificam como seres detritívoros, já que no húmus que usam para se alimentar constam diversos detritos de origens distintas. O sistema digestivo das minhocas é completo, o que significa que o alimento é ingerido pela boca, processado no estômago, e seus restos são eliminados pelo ânus.
O corpo das minhocas é longilíneo, alongado em um fino cilindro. A boca e o ânus ficam localizados nas extremidades. Há também um pequeno anel próximo ao ânus, o clitelo.
A pele das minhocas
A pele da minhoca é bastante áspera. Isso por causa de suas cerdas, que, como falamos, são utilizadas para a movimentação. Na realidade, elas funcionam como pequenos ganchos, que puxam o animal, desenvolvendo sua musculatura.
Sua pele produz uma quantidade extremamente elevada de uma espécie de mucosa, que é fundamental para deixar as minhocas mais escorregadias, facilitando seu deslocamento. Por isso que, ao tocarmos nelas, sentimos os dedos melados.
Esta mucosa também protege o animal de elementos tóxicos, e ainda torna viável a respiração cutânea. Isso mesmo: as minhocas não possuem sistemas respiratórios completos, por isso é tão importante que o muco deixe o animal sempre úmido, auxiliando a troca dos gases em toda a pele.