Como as minhocas respiram?
Minhocas são seres cujos corpos são formados por anéis e poucas cerdas, por isso pertencem à classe oligoqueta. As minhocas habitam solos úmidos em diversos tipos de florestas e climas, e seus tamanhos variam bastante, podendo chegar no máximo entre um metro e meio e dois metros, que é o caso da espécie conhecida como minhocoçu.
Por serem animais subterrâneos (que vivem abaixo da terra), são animais detritívoros, ou seja, seres que se alimentam de detritos de outros animais, conhecidos como restos vegetais. Elas se alimentam destes detritos enquanto escavam sob a terra, procurando abrigos e cavando túneis.
O corpo das minhocas tem um formato cilíndrico e fino, bastante alongado. Cada extremidade da minhoca possui um órgão do sistema digestivo: de um lado fica a boca, e do outro, o ânus.
Como elas se movimentam?
As minhocas usam suas cerdas para conseguirem se movimentar, usando-as como ganchos na terra, para darem apoio para que o corpo se movimente. Suas cerdas também produzem uma determinada mucosa que as umedece para facilitar a troca dos gases no seu corpo.
Como respiram?
A pele das minhocas é extremamente fina e úmida por conta desta mucosa. É fundamental que estes animais estejam sempre muito úmidos, para que consigam respirar. A respiração das minhocas é cutânea, ou seja, feita através da cútis, pele. E é na mucosa presente em sua epiderme que a troca de gases é feita. A troca de gases é como a que nós fazemos: a minhoca inspira o oxigênio e expira gás carbônico. A minhoca possui vários vasinhos em todo o corpo, que espalham o ar pelo mesmo.
Enquanto respiram, ajudam o meio ambiente
É a liberação do gás carbônico no solo que faz com que a terra fique apropriada para inúmeras plantações. As minhocas fazem com que o solo fique úmido e fofo, ajudando o desenvolvimento de vegetações de diversos tipos, ou seja, são importantíssimas para o ecossistema!