Brocas de madeira e cupins: Qual é a diferença?
Embora os dois insetos utilizem a madeira como alimento, as brocas de madeira não devem ser confundidas com os cupins.
Cupins vivem em colônias, no campo, em montes de terra semelhantes a formigueiros ou em grandes cidades, onde infestam móveis e paredes. Já as brocas de madeira são larvas de besouros que vivem sozinhas, nunca em colônias, alimentando-se de madeira até virarem pupas e depois atingirem a fase adulta, se transformando em besouros.
Reprodução
O besouro fêmea deposita seus ovos na madeira, depois de virarem larvas passam a se alimentar deste material até virarem pupas – terceiro estágio de vida antes de virar um besouro. A fase larval é a que dura mais, por isso as brocas causam tantos danos. As larvas cavam a madeira, fazendo caminhos, o que facilita a saída do besouro, quando ele se tornar adulto.
A madeira é o ambiente ideal para a reprodução dos besouros, uma vez que protege as larvas de predadores e oferece alimento abundante, até que os insetos cresçam e abandonem o ninho.
Semelhanças com o cupim
Assim como os cupins, as brocas se alimentam da madeira, tanto árvores, como móveis, deixando um resíduo que se parece com um pó. Porém, é possível distinguir facilmente o pó deixado pelo cupim do pó deixado pela broca de madeira, menos ralo. Além disso, a madeira invadida por brocas apresenta bolhas, resultantes de suas fezes nos túneis escavados.
Prevenção
Pintar ou passar verniz na madeira e mantê-la sempre bem cuidada é uma forma de prevenir a invasão de brocas. Isso porque as fêmeas dos besouros colocam seus ovos em madeira sem este tipo de cobertura.