Qual o tempo de vida de uma borboleta?
Para entendermos quanto tempo vive uma borboleta, precisamos antes compreender como é o ciclo de vida desses extraordinários animais, que se divide em várias fases.
Depois do acasalamento entre as borboletas, a fêmea fecundada sai em busca de uma planta hospedeira para depositar os ovos. Essa planta servirá de alimento para as lagartas. É curioso saber que cada espécie tem uma planta hospedeira específica para o depósito dos ovos.
Após a eclosão dos ovos, as lagartas começam então a se alimentar da planta em que estão hospedadas. Essa fase é muito importante e nesse período as lagartas comem muito, visto que precisam acumular o máximo de energia possível para a próxima fase, da pupa.
Após alguns dias de alimentação intensa, a lagarta então para de comer e se transforma em pupa. As pupas são, na verdade, o endurecimento do corpo da lagarta. É nessa fase que a lagarta vai utilizar toda a energia que acumulou para, finalmente, se transformar em Borboleta.
Após alguns dias, as camadas da pupa se rompem e então as Borboletas nascem. A Borboleta adulta viverá em torno de algumas semanas, variando de espécie para espécie, mais o tempo suficiente para se reproduzirem, o que garantirá o recomeço de todo o ciclo novamente.
De todas as espécies de Borboleta existentes, a que tem um tempo mais longo de vida é a Danaus plexippus ou Borboleta Monarca, cuja existência pode chegar até nove meses.
Todavia, o tempo de vida das Borboletas pode variar devido à fatores externos, como o local em que vivem e a ação de predadores naturais, como pássaros e outros animais, e do homem e sua intervenção no meio ambiente.