As vantagens da reciclagem do lixo
A importância da reciclagem de lixo vem sendo muito discutida nos últimos anos. Reciclar é transformar lixo ou produtos sem uso em matéria-prima para novos produtos. Sendo assim, a principal vantagem da reciclagem é a economia de matéria-prima que seria extraída do meio ambiente.
Porém, as vantagens da reciclagem não param por aí. Ao reciclar lixo, diminuímos a quantidade de lixo que vai para os lixões ou aterros e fica lá se decompondo. Hoje, no total, 76% do lixo produzido acaba indo para esses locais.
Reciclando, a quantidade de gases nocivos à atmosfera também é reduzida, os lençóis freáticos são menos propensos a serem poluídos e ainda há economia de energia no planeta como um todo, já que haverá menos extração de matéria-prima.
Com o aumento da produção de embalagens descartáveis, como garrafas PET, na década de 80, percebeu-se o aumento da quantidade de lixo. Assim, muitas ONGs e governos passaram a se preocupar com o destino do lixo e com a degradação do meio ambiente.
A consciência ambiental vem aumentando desde esse período. Dessa maneira, empresas também passam a valorizar práticas sustentáveis, pois percebem que consumidores dão preferências a essas questões.
Assim, a economia passa a girar em torno da reciclagem e de ações sustentáveis. Processos de reciclagem, hoje, movimentam milhões por ano, sustentam diversas famílias e geram empregos que movimentam a economia.
Ainda assim, sabe-se que o Brasil perde cerca de R$ 4,6 bilhões por ano, por não reciclar o lixo que produz.
O que pode ser reciclado?
Além do papel, vidro, plástico e alumínio (metal), outros artigos podem ser reciclados, apesar de muita gente não saber. É o caso do isopor. Ele já tem alto valor comercial e é um item muito valorizado pelas cooperativas de reciclagem.
Tudo isso graças a uma tecnologia que retira o oxigênio do isopor, comprimindo-o e o transformando novamente em grãos.