Reciclar Garrafas de VidroAinda não se sabe com precisão o tempo que o vidro demora para se decompor quando descartado no meio ambiente, porém, alguns estudos estimam que ele dure mais de 1000 anos. Apesar desse tempo, o maior problema do material ficar exposto é o espaço que ele ocupa – e, no Brasil, onde temos lixões lotados, isso se torna um grande problema –, pois o vidro não faz mal ao meio nem aos animais.

De qualquer forma, reciclar o material é extremamente importante, para economizar com as etapas de produção dele. Pouca gente sabe, mas a produção de vidro gasta muita energia elétrica e há emissão de gases tóxicos. Sua manufatura é feita através de areia e carbonato de sódio.

Além da separação por materiais (papeis, metais, plásticos e vidros), é válido dividir o vidro conforme suas cores: incolor, verde e marrom.

Os vidros geralmente vêm de lixo comercial e doméstico (garrafas, lâmpadas, potes). Por isso, cabe às pessoas e aos estabelecimentos, direcionarem o material para cooperativas de reciclagem ou empresas especializadas.

Ao chegar lá, o material é lavado, triturado e transformado em líquido. Assim, vira novamente matéria-prima.

Em vez de reciclar…

Reciclagem de Vidro… É possível também reutilizar o vidro. Assim, economiza-se ainda mais energia elétrica e recursos. No Brasil, a garrafa reutilizável de refrigerantes e cervejas está quase em desuso. Mas na Dinamarca, por exemplo, 98% das garrafas de bebidas de vidro são reutilizáveis.

Aqui, a produção e reciclagem de garrafas PET foi ganhando o espaço do vidro reutilizável. Felizmente, a reciclagem de garrafas PET no Brasil só perde em números para a reciclagem de latas de alumínio, pois o brasileiro, aos poucos, está se conscientizando da importância da prática.

Sampex Desentupidora

Link para entrar em contato