As consequências do lixo industrial

As consequências do lixo industrialOs lixos industriais são aqueles providos das atividades diversas de produção e justamente por possuírem essas composições químicas, são os que mais oferecem danos ao meio ambiente.

Muitos desses materiais podem ser reciclados, entretanto, muitas vezes, são jogados em locais inadequados como rios, aterros sanitários e etc. E o mais relevante é que o lixo industrial tem que, necessariamente, passar por um processo de tratamento, caso contrário irá trazer problemas ao meio ambiente, como já dito.

Quando isso acontece, os prejuízos são enormes. Os materiais químicos industriais, por exemplo, uma vez jogados nos rios ou nas redes de esgoto provocam a morte de muitos peixes e até animais que costumar viver nas redondezas do local afetado.

As consequências do lixo industrialOs processos industriais ainda são causadores da poluição do ar. O dióxido de carbono que é expelido para a atmosfera, por exemplo, pode provocar a chuva ácida, ocasionada justamente pelo acúmulo de poluentes químicos no ar.

Algumas indústrias, dependendo do ramo de atuação, também emitem o chamado dióxido de nitrogênio que é extremamente nocivo e ajuda na formação tanto da chuva ácida quanto do ozônio.

No caso das indústrias eletrônicas, é produzido o chamado lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo, o qual pode facilmente ser reaproveitado. Porém, caso não seja descartado corretamente pode causar sérias consequências ao meio ambiente, como afetar a saúde das pessoas que coletam lixo devido à composição química do material.

As consequências do lixo industrialAlém disso, aqueles que são compostos por plástico, metais ou vidro, apresentam um tempo extenso para se decompor e ainda, como os outros tipos de lixos industriais, quando jogados nos rios, contamina o local.

Apesar de ser proibido descartar lixos industriais em locais incorretos, existem muitas indústrias que ainda praticam esse ato, principalmente em cidades onde a fiscalização do poder público é ineficiente.

Diante desse cenário, a poluição ambiental causada pelos lixos industriais não tratados tende a crescer cada vez mais se nos próximos anos esse panorama continuar a se repetir, o que ocasionará problemas cada vez mais relevantes ao meio ambiente e a população.

Link para entrar em contato