A importância da coleta de lixo
O conceito de preservação ambiental ganhou destaque nos últimos anos, devido à preocupação relativa ao aquecimento global que ameaça o planeta. Diversas medidas foram adotadas para evitar danos ao meio ambiente, dentre elas, a coleta de lixo, que segue alguns critérios seletivos.
De acordo com especialistas em meio ambiente, a coleta seletiva é uma das medidas mais importantes quando o assunto é sustentabilidade. Através dela, é possível incentivar a reciclagem, levar o lixo orgânico para os locais corretos e evitar contaminações por meio de produtos radioativos como pilhas e baterias.
Seguir corretamente os critérios da coleta seletiva é algo imprenscindível para o bem estar da sociedade como um todo, pois evita a disseminação de doenças e contribui para que os resíduos se encaminhem para os seus devidos lugares. Separar os resíduos entre plástico, metal, papel e orgânicos também contribui para acabar com poluições tóxicas que contaminam solos e águas de rios, trazendo malefícios imensuráveis ao longo do tempo.
Outro ponto interessante da coleta de lixo é a geração de empregos nas indústrias de reciclagem, que trabalham exclusivamente com latinhas, garrafas pet, papelão e outros materiais, sendo algo importante para a economia do país.
Muitas pessoas não sabem que diversos materiais necessitam de vários anos ou até séculos e milésimos para se decompor no ambiente. As indústrias de reciclagem investem nesses materiais, transformando-os novamente em matérias-primas, objetos de decoração, flores artificiais, papéis ecológicos e outros artesanatos.
Acima de tudo, é extremamente importante estar sempre atento às datas de recolhimento de lixo orgânico e reciclável em sua cidade. Se preferir aproveitar os resíduos produzidos pela família, invista no adubo orgânico (compostagem) que pode ser produzido de forma simples para colocar em plantas e hortaliças. Outra opção interessante são os brinquedos elaborados com garrafas, tampinhas e rolinhos.
Lembre-se sempre: ajudar na preservação ambiental é um dever de todo cidadão, um compromisso com o planeta e com as futuras gerações.