A alimentação das borboletas

NectarAs borboletas são animais extremamente fascinantes. Com suas asas de diversas cores e tamanhos, por todo o mundo esses insetos são estudados e apreciados.

Como você já deve saber, a vida de uma borboleta se divide em quatro fases: quando ainda é apenas um ovo, depois vira uma lagarta, pupa e finalmente uma borboleta adulta. Sendo que, apenas durante duas dessas fases é que elas necessitam de alimentos, na fase larval e na fase adulta.

Enquanto ainda são apenas lagartas, a alimentação é baseada principalmente em folhas de plantas hospedeiras. É a partir da ingestão de folhas que as lagartas conseguem obter os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento até se tornarem borboletas adultas.

Curiosamente, as lagartas possuem poderosas mandíbulas que lhes permitem mastigar as folhas antes de ingeri-las. Já na fase adulta a alimentação das borboletas é feita por meio da ingestão de líquidos. A partir da tromba, um estreito e longo tubo localizado em sua boca, as borboletas conseguem sugar seu alimento, como, por exemplo, o néctar das plantas.

O néctar é o principal alimento das borboletas devido a sua composição básica de açúcar e água, além de diversos nutrientes como proteínas, aminoácidos e vitaminas.  Todavia não é somente de néctar que as borboletas se alimentam. Algumas espécies, devido à escassez de alimentos, desenvolveram hábitos alimentares distintos. Assim sendo, essas espécies também se alimentam de esterco de animais, de lama, de água e da seiva de algumas árvores.

Link para entrar em contato