Controle de pragas urbanas: uma questão de saúde

Proteja seus alimentosAlguns animais e insetos infestam o ambiente em que vivemos causando incômodos e transmitindo doenças que podem ser fatais. A eles, damos o nome de pragas urbanas. Exemplos práticos dessas pragas são os ratos, as formigas, os cupins, as pulgas, os carrapatos e os pombos. Controlar as pragas urbanas é uma questão de saúde, visto que a presença delas afeta diretamente a nossa vida.

Os ratos, por exemplo, defecam por onde passam, sujando móveis e outros objetos. Sua urina tem cheiro forte e incômodo e pode transmitir leptospirose às pessoas e aos animais que tiverem contato direto com essa urina. Nas grandes cidades, o problema é ainda maior quando ocorrem as enchentes, que carregam a urina do rato para dentro das casas das pessoas, infestando, muitas vezes, os alimentos. A pulga presente no rato de telhado pode transmitir peste bubônica, mais conhecida como peste negra.

Os carrapatos, além de causarem uma coceira horrível, podem transmitir doenças como febre maculosa aos animais de estimação e aos seres humanos.

Faça sempre higienização no corpo e nos alimentosAs baratas circulam pelo esgoto e têm contato diário com lixo e locais cheios de bactérias. Esses micro-organismos ficam em suas patinhas e acabam sendo transmitidos aos locais ou objetos onde as baratas caminham. Por isso, é importante deixar alimentos tampados e guardados, para evitar contaminação.

O mesmo ocorre com as formigas. Apesar de sua aparência “mais limpa” do que a das baratas, as formigas também circulam sobre o lixo e carregam bactérias, podendo contaminar alimentos. Por isso, é preciso jogar fora os alimentos em que as formigas passaram por cima.

Os pombos podem passar doenças pulmonares, que podem levar à morte. Daí a importância de não alimentar essas aves e, diante de uma infestação, chamar uma dedetizadora de confiança para fazer o controle de pombos o mais rápido possível.

Link para entrar em contato