Como transformar lixo em energia?
Ouvimos constantemente na televisão, notícias de que no Brasil podem haver novos apagões devido ao alto consumo de energia e baixa produção dela. Ao mesmo tempo, campanhas de preservação do meio ambiente estão em todas as partes, assim como incentivos à coleta seletiva e a busca por fontes alternativas de energia.
Então, por que não unir todas as ideias, a favor do meio ambiente? Quer saber como? Simples, utilizando o lixo produzido e não reciclado para produzir energia limpa!
Em diversos lugares do mundo, esse tipo de produção de energia já é utilizada e, cada vez mais, está se expandindo. Porém, no Brasil, ainda é muito pouco explorada.
Existem basicamente duas formas de transformar o lixo em energia: o lixo seco pode ser incinerado em fornos específicos e o orgânico decomposto.
Incineração
A incineração consiste em realizar a queima do lixo em fornos apropriados, com uma quantidade controlada de oxigênio, para se conseguir a combustão adequada. Desse processo, resulta a energia térmica, que pode ser transformada em energia elétrica.
Os materiais queimados podem ser reutilizados para produzir borracha, cerâmica e artesanato. Os gases resultantes desse processo devem ser tratados antes de serem jogados na atmosfera, por conterem diversas substâncias tóxicas.
Compostagem
A compostagem é também conhecida como a fermentação do lixo orgânico. Ela é realizada por micro-organismos, que irá resultar em um conjunto de gases (biogás), captado por dutos. Esses gases podem ser utilizados para gerar energia.
O lixo orgânico também pode ser decomposto e virar adubo, para ser utilizado em plantações, a fim de fertilizar o solo.