As abelhas estão se extinguindo?
As abelhas são insetos importantíssimos para o meio ambiente, já que são responsáveis pela polinização de plantas e flores, contribuindo com o equilíbrio do nosso ecossistema.
Mas, infelizmente, alguns países da Europa e da América do Norte já relatam o desaparecimento delas com números alarmantes. Aqui no Brasil, segundo David de Jong, professor da Faculdade de Medicina da USP, o cenário não é diferente, sendo cada fez mais frequente o sumiço destes insetos, principalmente no Sul e em São Paulo. Por conta disso, foi criada uma lei em nosso país que preserva as abelhas por considerar que podem ser extintas em um futuro não muito distante.
A situação está sendo analisada por cientistas a fim de descobrir a real causa deste desaparecimento, se é por intervenção humana ou de predadores naturais. Uma das conclusões que se têm chegado é de que os agrotóxicos e inseticidas utilizados nas plantações afetam a saúde das abelhas. Isso combinado à falta de nutrientes causada pelo desmatamento e aquecimento global.
Inseticidas: perigo à vista
Os inseticidas podem matar, não apenas uma abelha, como uma colônia inteira, pois quando o inseto percebe que a colônia está contaminada, não retorna para ela. Dessa forma, causa uma desarmonia na forma de vida do grupo.
E isso prejudica bem mais o meio ambiente do que podemos imaginar. As abelhas são as principais formas de polinização de plantas em todo o mundo, pois levam o pólen de uma planta à outra, o que faz com que haja a preservação e reprodução de toda a flora.
Caso esse processo deixe de ocorrer, muitas espécies deixarão de existir, prejudicando todo o equilíbrio ecológico, pois os animais e seres humanos não terão mais como se alimentar.