Conheça as espécies de formigas grandes e pequenas
As formigas são pertencentes à ordem Hymenoptera, que ocupa o terceiro lugar em número de espécies em todo o mundo. Somente no Brasil, em torno de 2 mil espécies de formiga habitam as diversas regiões do país.
As formigas, com exceção dos pólos da Terra, habitam todos os ambientes terrestres. São considerados como insetos eussociais, ou seja, várias gerações convivem juntamente em um mesmo ninho, dividindo tarefas cooperativamente.
São também animais onívoros e sua alimentação compreende praticamente tudo o que encontram pela frente, como fungos, animais, vegetais e até mesmo alimentos como doces.
Formigas grandes
Dinoponera gigantea é uma espécie de formiga que vive na América do Sul e é considerada como a maior formiga operária de todo o mundo.
Também são popularmente chamadas de “tocandira” ou “formiga-carnívora-gigante”. De coloração preta e portadora de um potente ferrão que usa para injetar um líquido altamente mortal em suas presas, como baratas, besouros e até mesmo pequenos lagartos que cruzem o seu caminho.
As Dinoponera gigantea são as maiores entre as formigas operárias e chegam a ter mais de 3 centímetros de comprimento, sendo, inclusive, um pouco maiores que as Dinoponera australis.
Segundo especialistas, as formigas gigantes só atacam quando são incomodadas, todavia, a potência de seu veneno é mortal até mesmo para animais de pequeno porte como alguns ratos.
Diferentemente de outras espécies de formigas que contêm uma ou mais rainhas, as formigas Dinoponeras não apresentam rainhas, sendo a “mãe” de todas elas apenas uma formiga operária comum, escolhida em disputa.
Formigas pequenas
As formigas cortadeiras são também consideras como eussociais e têm como habitat as regiões tropicais e subtropicais das Américas, exclusivamente.
As formigas cortadeiras consistem-se em dois gêneros; Atta e Acromyrmex, sendo que, no Brasil, as do gênero Atta são também popularmente conhecidas como formigas saúvas.
Com relação ao tamanho, as formigas cortadeiras operárias são as maiores e a largura de sua cabeça chega à 3 mm. As menores operárias dessa espécie são as jardineiras, cuja largura da cabeça não ultrapassa 1 mm.