Saiba como as baratas podem ajudar a produzir Etanol
As baratas são tidas como insetos nojentos por muitas pessoas, que poderiam ser extintos do planeta terra, mas o que muita gente não sabe é que este pequeno animal pode trazer grandes benefícios para o meio ambiente. Algumas substâncias encontradas no seu sistema digestivo podem ser capazes de produzir álcool a partir do bagaço de cana.
Pesquisadores da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – estão realizando pesquisas com duas espécies de baratas: a Periplaneta americana, que é mais conhecida, por ser comum em grandes cidades, já que vivem em esgotos ou escondidas dentro das casas; e a Nauphoeta cinérea, uma barata típica da América Central, mas que atualmente é encontrada em vários lugares.
Estas espécies de baratas passaram por um processo de adaptação, sendo alimentadas apenas com bagaço de cana. E os pesquisadores tiveram um resultado positivo, pois elas foram capazes de digerir o alimento através de enzimas – substâncias encontradas no seu sistema digestivo –, que degradaram o bagaço da cana-de-açúcar, desta forma obtendo açucares que podem ser utilizados na produção de Etanol, através da fermentação de fungos conhecidos como leveduras.
Os pesquisadores ainda não produziram álcool durante estas experiências, mas a descoberta é um grande avanço tecnológico que ajudará o meio ambiente no futuro, já que eles pretendem isolar as enzimas produzidas pelas baratas para retirar o açúcar do bagaço de cana em laboratório.
Se você não pretende usar as baratas da sua casa para fazer a sua prórpia produção de álcool, chame a Sampex para fazer uma dedetização de baratas. Ligue (11)5669-3000, a visita técnica é totalmente gratuita!