Como os morcegos dormem?
Os morcegos são animais muito excêntricos e curiosos. São, por exemplo, os únicos mamíferos na terra realmente capazes de voar. Outra de suas características é a ecolocalização, método usado pelos morcegos para orientação através de ondas sonoras ultra-sônicas.
Esse método utilizado pelo morcego é muito eficiente, pois seus hábitos são, em sua grande maioria, noturnos. Apesar disso, os morcegos não são cegos como muitos dizem, eles também possuem naturalmente os cinco sentidos (visão, olfato, audição, tato e paladar).
Dentre as várias espécies de morcegos existentes na natureza, uma característica é semelhante a quase todos eles: a forma como dormem. Todos nós já nos deparamos, seja em fotos, vídeos, ou mesmo ao vivo, com a cena de um morcego dormindo, curiosamente, de cabeça para baixo. O fato de dormirem de cabeça para baixo já gerou, durante a história, muitos mitos e lendas, demonizando esses animais e os ligando a algo macabro.
Nada disso corresponde a realidade. Na verdade, o fato de o morcego dormir ou mesmo permanecer de cabeça para baixo, está ligado ao seu gasto energético na hora de alçar vôo. Como eles estão de ponta cabeça, utilizam a força da gravidade como embalo e impulso para decolar e não precisam gastar energia com corridas ou saltos para pegar velocidade, como fazem as aves.
Por incrível que pareça, os morcegos não se cansam de permanecerem de cabeça para baixo. Ao contrário disso, seu eficiente sistema de travas nos tendões dos pés ameniza seu peso e a posição, estranha para nós, é, na verdade, extremamente relaxante, confortável e útil para o animal.