Como as minhocas se reproduzem?
Já postamos diversas matérias aqui no blog sobre as minhocas. Estes subterrâneos são fascinantes! Pegajosos, possuem algumas características bastante únicas, como por exemplo o fato de possuírem o corpo fragmentado em anéis. Por esta razão, são chamadas de anelídeos.
Minhocas são também oligoquetas, o que significa que possuem poucas cerdas, as quais utilizam para que consigam se movimentar. As cerdas são fincadas na terra e então a musculatura da minhoca é desenvolvida e fortalecida conforme o animal as usa para se movimentar.
Minhocas são hermafroditas, o que significa que possuem ambos os sexos: órgãos reprodutores femininos e órgãos reprodutores masculinos. Apesar disso, as minhocas não podem se autofecundar. Para isso, é necessário ter duas minhocas juntas!
Naturalmente, apenas indivíduos adultos conseguem realizar a fecundação. Uma minhoca adulta tem, em média, noventa dias. A partir dessa fase, ela começa a acasalar e se reproduzir.
Cada animal possui um anel ligeiramente saliente, chamado de cutelo, que protege os ovos ou embriões da minhoca.
O sistema reprodutor masculino possui dois pares de testículos que produzem espermatozoides. Já o sistema reprodutor feminino, consiste em um par de ovários, que fazem os óvulos. Um sistema se comunica com o outro através do chamado oviduto.
As minhocas contam também com pequenas espermatecas, onde o sêmen da outra minhoca é armazenado para viabilizar a fecundação dos próprios óvulos.
A mucosa das minhocas também facilita o acasalamento das mesmas. É este muco que une os corpos das minhocas, “grudando-as”. Esta etapa facilita bastante a passagem do sêmen de uma para a outra. Algo similar acontece com as cerdas presentes nos corpos das minhocas. Eles fazem com que as minhocas se “encaixem” na hora do acasalamento.
Assim, as minhocas se reproduzem praticamente durante toda a vida. As espécies mais comuns depositam um casulo no solo a cada sete dias, que eclodem após três semanas. É aí que nascem os filhotes!