Como os morcegos enxergam no escuro?
Morcegos são animais misteriosos, que despertam tanto a curiosidade humana, quanto o asco e o medo de alguns… Mas são animais extremamente importantes para o ecossistema, já que ajudam a reproduzir espécies de árvores e plantas e ainda controlam a população de insetos do local onde vivem.
Eles possuem hábitos noturnos. Isso porque neste período, conseguem caçar com maior facilidade, dado que suas “vítimas” estão dormindo e, portanto, são pegas com maior facilidade. Além disso, conseguem escapar de seus predadores neste horário também.
Os morcegos são animais cegos?
Recentemente, estudos comprovaram que os morcegos não são cegos. Eles conseguem enxergar e inclusive diferenciar cores e diferentes níveis de luminosidade. Porém, ainda assim preferem dormir durante o dia; já que a noite possuem uma bela vantagem para caçar: estes animais conseguem enxergar com facilidade no escuro.
Isso porque contam com a ajuda da chamada “ecolocalização”. Este fenômeno é a capacidade que alguns seres possuem de sentir objetos e obstáculos em qualquer ambiente, conseguindo evitá-los.
Este fenômeno acontece de forma muito simples – ao baterem as asas, emitem sons de frequência extremamente alta, que funcionam como um radar. Estes sons são, então, refletidos em qualquer obstáculo que haja no local, como objetos ou qualquer outro tipo de superfície; Então, o morcego percebe a distância destes objetos e desvia.
É por esta razão que até pouco tempo atrás, se acreditava na cegueira dos morcegos.
Apesar de usarem o sonar (as ondas de som) para se movimentar e até mesmo para se comunicarem entre si – principalmente com filhotes que estejam nas cavernas – os morcegos também usam sua visão “regular” para caçar insetos e outros alimentos.
Outros animais que possuem essa habilidade de ecolocalização são, por via de regra, marinhos. Os exemplos mais conhecidos são os golfinhos e também os botos da Amazônia, que encontram suas presas com a ajuda deste recurso.