Praticar a sustentabilidade vai muito além de não jogar lixo no chão. Para contribuir com o conceito de sustentabilidade, você precisa ajudar a sua sociedade, a sua cidade como um todo, respeitar os animais e mudar algumas atitudes em seu dia a dia.
Quer saber como? Confira algumas dicas simples que tornarão sua rotina mais “verde”:
Vote conscientemente. Procure eleger pessoas engajadas com causas ambientais. Você fica sabendo disso através de pesquisas e da mídia. Leia bastante antes de votar.- Denuncie crimes ambientais: pessoas arrancando árvores, despejando lixos de caçambas em áreas públicas, maltratando animais…
Tudo pode ser resolvido se for denunciado. - Conheça as leis ambientais. Os sites do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente contêm várias informações úteis. Investigue!
Não desperdice comida. Lembre-se que no mundo há várias pessoas passando fome.- Separe seu lixo para a reciclagem.
- Reutilize itens antigos antes de jogar fora.
- Doe suas roupas e sapatos antigos em vez de jogar fora. O que não serve mais para você, pode ser muito útil ao restante da população.
- Reduza seu consumo de fontes naturais, como energia elétrica.
Na prática: fique menos tempo no banho e escove os dentes com a torneira fechada. - Ensine as crianças a respeitarem o meio ambiente e os animais. Ensine-as também a respeitar as outras pessoas. Gentileza gera gentileza.
- Consuma itens de empresas responsáveis. Incentive as que se preocupam com reciclagem e com o meio ambiente.
- Planeje seus gastos para ter uma vida financeira saudável e sustentável.
Não compre animais silvestres. E, sobre os domésticos, prefira adotar do que comprar. Há tantos bichinhos precisando de um lar!
Mas lembre-se: um animal de estimação requer responsabilidade e cuidados, além de dar gastos mensais. Só adote se puder arcar com tudo isso.
Sampex Desentupidora

Vote conscientemente. Procure eleger pessoas engajadas com causas ambientais. Você fica sabendo disso através de pesquisas e da mídia. Leia bastante antes de votar.
Não desperdice comida. Lembre-se que no mundo há várias pessoas passando fome.
Na prática: fique menos tempo no banho e escove os dentes com a torneira fechada.
Não compre animais silvestres. E, sobre os domésticos, prefira adotar do que comprar. Há tantos bichinhos precisando de um lar!