Não é apenas o esgoto doméstico que precisa ser tratado. O esgoto industrial contém produtos químicos e poluentes que precisam ser removidos antes do descarte dele. Para isso, existem processos de tratamento de efluentes industriais, que podem ser biológicos ou físico-químicos. Os processos biológicos digerem a matéria orgânica com bactérias. Ele é ideal para indústrias de laticínios, por exemplo.
Para os esgotos com óleos, ácidos, desengraxantes e outros componentes químicos, é necessário fazer o processo chamado de físico-químico. São várias as técnicas, uma é feita seguida da outra. Entre elas, há a oxidação e a precipitação química.
Há ainda esgotos industriais com resíduos sólidos. Aí, dependendo do tipo de resíduo, faz-se um diferente processo de tratamento, como incineração, compostagem (com lodo biológico), reciclagem, entre outras técnicas.
Vale lembrar que uma única indústria pode gerar diferentes tipos de resíduos (líquidos, químicos, sólidos). Por causa disso, o tratamento de efluentes pode dar mais trabalho do que o esperado.
Então, a solução é contratar uma empresa terceirizada em gerenciamento de resíduos.
É importante verificar, porém, antes de assinar o contrato, a documentação da empresa, os processos de tratamento que ela utiliza e como é feito o encaminhamento dos resíduos que restarem (pois é comum termos resíduos remanescentes). As empresas sérias já conseguem gerenciar o maior número de resíduos ao mesmo tempo, com correto destinamento a um custo relativamente baixo.
Como você, consumidor, pode ajudar a causa
Cabe ao consumidor incentivar que as empresas comecem a adotar práticas de tratamento de seus efluentes e gerenciamento de resíduos. Como? Dando preferência às empresas que já fazem isso e comprando seus produtos em vez de comprar produtos de empresas que não se importam com sustentabilidade e meio ambiente. Essa é a melhor forma de ajudar a causa e fazer a diferença em benefício do mundo.
Desentupidora Sampex: Fone (11) 5669-3000.