Você acha que deveríamos ter aulas de sustentabilidade nas escolas?
Imagine uma escola sustentável, onde as cadeiras, a lousa e a mesa fossem sustentáveis, produzidas com bambus. A água é reciclada, os pratos são feitos de folha de bananeira e os jardins possuem hortas… Todo o universo escolar seria marcado pela sustentabilidade, passando às crianças noções que precisam entender desde pequenas.
Isso já existe. Infelizmente, não aqui no Brasil. A escola sustentável se chama Green School e fica na Indonésia. Já conta com 281 estudantes de todas as idades (do maternal ao Ensino Médio).
As atividades diárias oferecidas nesta escola, além da grade curricular, são: artes criativas, como danças e reciclagem, e estudo do meio.
Diariamente, as crianças aprendem a plantar árvores, arroz e bambu, além de cuidarem da horta da escola.
Dessa maneira, as crianças crescem ouvindo falar nos benefícios de tratar o meio ambiente bem, já sabem da importância de não jogar lixo no chão, de reciclar objetos, entre outras coisas.
Como já falamos, toda a mudança que queremos em nosso país, começa da educação das crianças, desde o Ensino Infantil, e esse seria um ótimo começo, você não acha? Será que essa ideia vai pegar?