Como reaproveitar água de chuva na sua casa?
A atul crise no abastecimento de água da região sudeste, principalmente em São Paulo, com os reservatórios operando no volume morto (água de origem mais profunda e mais barrenta que o normal) trouxe a tona o debate sobre a importância da economia de água não só para você se beneficiar com a redução da conta dágua, mas em prol da sociedade como um todo. Veja como essa dica de reaproveitar água de chuva pode ajudar nisso.
Sabe-se que a quantidade de água potável mundial está comprometida, devido ao aumento da população, do efeito estufa e da poluição. Porém, nem sempre as pessoas dão a devida atenção ao assunto ou sequer pensam sobre maneiras de preservar os recursos naturais e o meio ambiente.
Uma dessas maneiras requer menos esforço do que imaginamos. Estamos falando da captação da água da chuva em casa. Fazer isso é simples, basta inserir algumas calhas nos telhados, que irão direcionar a água para reservatórios (que podem ser cisternas ou subterrâneos). Esse sistema de coleta de água pode ser utilizado tanto em casas, como em edifícios comerciais ou residenciais.
Nesse reservatório, é orientado também que seja instalado um filtro para remover impurezas, como folhas. É preciso também que haja uma bomba para direcionar essa água para a caixa de água da chuva.
A água da chuva não é recomendada para ingestão, porém, pode ser utilizada casa para regar jardins, limpeza de pisos e calçadas, lavar carros e roupas e em descargas. Traz, além desses benefícios, uma maior economia na conta de água. Ainda contribui para reduzir enchentes, uma vez que parte de água irá para um reservatório e não para as ruas com bueiros entupidos!
Realizando o reaproveitamento da água, não apenas você e sua casa serão beneficiados, mas todo o meio ambiente.