O mercúrio é um metal extremamente tóxico ao ser humano, com potencial de causar grandes danos à nossa saúde. O contato dele com a pele e os olhos causa sintomas semelhantes a uma irritação alérgica, provocando coceiras e vermelhidão. Caso for ingerido, o estômago sofrerá graves consequências com o aparecimento de úlceras gastrointestinais, por exemplo.
Já uma grande exposição ao mercúrio, de maneira duradoura, irá interferir diretamente no metabolismo celular, propiciando um mau funcionamento do fígado, pulmão, rins e do cérebro. Outro grande problema da exposição direta ao mercúrio é a sua inalação. Caso inalado em grandes quantidades, o mercúrio pode ser fatal, principalmente para crianças.
Diversos produtos que usamos cotidianamente contêm mercúrio em sua composição, pilhas, baterias, termômetros e lâmpadas fluorescentes são alguns exemplos.
Caso aconteça algum acidente envolvendo a exposição ao mercúrio, como a quebra de uma lâmpada fluorescente, a primeira coisa a se fazer é isolar a área atingida. Utilizando máscaras e luvas, recolher o mercúrio com uma seringa sem agulha e colocá-lo em um recipiente plástico com água é a melhor opção para evitar que ele se espalhe no ambiente.
Com a ajuda de água sanitária e água, desinfete o local e permita que haja grande circulação de ar no ambiente.
O recipiente plástico contendo mercúrio deve vedado e entregue aos postos de coleta especializados, como os que recebem pilhas e baterias.
Pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e demais produtos que contenham mercúrio em sua composição também devem ser descartados nesses postos especializados. Jamais embale e descarte tais produtos como lixo comum.
Nos postos de coleta, presentes em farmácias, supermercados e repartições públicas, empresas especializadas recolherão os produtos contendo mercúrio e realizarão a sua separação e a sua correta descontaminação.
Desde 2008, o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), através da resolução 401/08, responsabiliza os produtores de materiais como pilhas e baterias, sobre o descarte correto desses objetos. Assim sendo, você pode também enviar produtos usados que contenham mercúrio diretamente aos seus fabricantes.