Principais caracterÃsticas das minhocas
Com comprimento médio de 15 centÃmetros e peso aproximado de apenas 30 gramas, as minhocas são vermes anelÃdeos oligoqueto que se alimentam de organismos animais mortos e vários tipos de plantas.
Durante sua movimentação sob a terra, momento em que constroem galerias e canais, elas ingerem terra, aproveitam-se de todo seu material orgânico e a eliminam através das fezes, o que contribui muito para a fertilização, drenagem e oxigenação do solo.
Outra caracterÃstica interessante desses animais é que não possuem sistema auditivo nem visual, para respirarem embaixo da terra elas utilizam a pele. Mesmo embaixo da terra existe ar, o que torna possÃvel não terem que subir à superfÃcie. Assim, como não tem nariz, sua pele é bem fina, úmida e repleta de células que absorvem oxigênio e eliminam gás carbônico, a chamada respiração subcutânea.
O corpo das minhocas é formado por anéis, sendo que em uma extremidade se localiza a boca, sem dentes e mandÃbulas, e na outra ponta o ânus. Cada uma possui testÃculos e ovários, ou seja, são hermafroditas. Ainda assim, as minhocas não são capazes de se reproduzirem sozinhas. Para que haja a troca de espermatozoides é preciso haver uma relação entre duas minhocas.
Um fato muito curioso sobre esse processo de reprodução é que ao final do acasalamento, ambas as minhocas trocam os gametas masculinos. Isso significa que as duas são fecundadas. Então, cada uma delas deposita seus ovos, cerca de dez, no solo em uma espécie de casulo. Estima-se que, por ano, cada minhoca gera aproximadamente 500 filhotes.
As peculiaridades não param por aÃ: cada minhoca pode ter até 30 corações. Na verdade ela possui vários pares de coração. A cada par, um coração está ligado à artéria ventral, que bombeia o sangue e oxigena os órgãos, enquanto o outro está afixado ao vaso sanguÃneo dorsal, levando sangue para trás e trazendo de volta.
A grande quantidade de corações permite que o sangue seja distribuÃdo pelo corpo todo, afinal, algumas minhocas podem chegar a quase 3 metros de comprimento. Esse diferente e curioso sistema circulatório também é encontrado em outros animais, como as sanguessugas e poliquetas, também conhecidas como minhocas do mar.

