Você já ouviu falar em aproveitamento energético? Trata-se de, em uma casa ou empresa, chegar ao equilíbrio entre meio ambiente e tecnologia, ou seja, como ter modernidade sem desperdício de energia, água ou outros recursos naturais. Mas como fazer? É difícil? Vamos lá:
Para ter aproveitamento energético, será preciso projetar sua construção para aproveitar as condições climáticas da região que você vive. Além disso, será preciso fazer o reaproveitamento da água da chuva, tratamento do esgoto, captação da luz solar e utilização de materiais certificados, que causam pouco impacto ambiental em sua extração.
Muitos arquitetos já estão se especializando nisso e garantem que essa é pedida do futuro no ramo da construção civil.
Parece difícil, mas felizmente, esse lugar já existe! Chamada de Casa Eficiente, foi construída em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Feita para uma família de quatro pessoas, o projeto arquitetônico conta com dois quartos, sala de jantar, cozinha, sala de estar, banheiro e outros cômodos.
O ambiente está projetado para as duas estações mais diferenciadas do ano – verão e inverno e visa aproveitar o que essas estações oferece, causando o mínimo impacto possível ao meio ambiente. O projeto analisou até o sombreamento das árvores da região e velocidade média dos ventos.
A cobertura da casa evita perdas térmicas, principalmente no inverno. Há isolamento térmico no telhado e nas paredes, que são duplas, feitas de tijolo com lã de rocha (para não passar frio nem calor). Os vidros também são duplos.
A posição da casa foi feita para aproveitar a luz do sol durante o ano inteiro, ou seja, nas quatro estações, que são bem diferenciadas em Santa Catarina. O sistema solar é responsável também pelo aquecimento da água e dos quartos.
Sampex Desentupidora